Grupo HEroS

HEroS-51

O Grupo de Pesquisa HEroS: Hidrologia, Erosão e Sedimentos foi fundado em 2008. Possui na equipe pesquisadores doutores, doutorandos, mestrandos, técnicos e alunos de iniciação científica e estagiários.

O grupo desenvolve e avalia metodologias, equipamentos e alternativas de manejo de solo e água, bem como caracteriza os processos de infiltração, erosão, transporte e deposição de sedimentos em área urbana e rural. Ainda, o grupo atua no estabelecimento de estratégias de manejo de solo e água e de recuperação de áreas degradadas, desenvolvimento urbano e agrário e em trabalhos de recuperação de estradas rurais com jurisdição municipal.

O simulador de chuvas, desenvolvido pelo líder do grupo, está sendo usado por diversas instituições, no Brasil e no exterior, como a UFBA/BA, UFRJ/COPPE, UNIOESTE/PR, UFGD/MS, UFMT/MT, UEMS; UFRRJ/RJ; Córdoba na Espanha (IAS/CSIC), UFPI/Câmpus de Bom Jesus, PI; Centro Tecnológico da Cana/Piracicaba, SP. Essas ações servem de indicadores de tomadas de decisão na gestão de Agronegócio dos Recursos Hídricos.

Com os trabalhos de orientação, junto ao curso de graduação em Engenharia Ambiental e ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais da UFMS, as pesquisas tiveram avanços com repercussões positivas. Vários artigos foram publicados em revistas científicas, nacionais e internacionais, além de palestras regionais e nacionais em exposições e encontros técnicos.