Membros do Grupo de Pesquisa HEroS desenvolvem pesquisas no exterior

Postado por: Pedro Zamboni

O Coordenador do grupo HEroS, Prof. Doutor Teodorico Alves Sobrinho, está oficialmente afastado de suas funções na UFMS para integrar o grupo de trabalho do projeto “Manejo e conservação de água e solo em sistemas agrícolas em escala de bacias hidrográficas e de laboratório”, financiado pelo Ministério de Ciência e Inovação do Governo da Andaluzia, na cidade de Córdoba, Espanha, e pela Comunidade Europeia, no período de 15 de abril a 17 de julho de 2016.

espanha

Canal experimental

O convite oficial foi feito pelo Dr. Luciano Mateos Iniguez, pesquisador do Instituto de Agricultura Sustentável (IAS) e professor na Universidade de Córdoba. Integram o grupo pesquisadores de 4 instituições: IAS de Córdoba; Universidade de Córdoba; Universidade Pública de Navarra, Instituto de Recursos Naturales y Agrobiología de Sevilla e UFMS/FAENG. O trabalho do Prof. Teodorico Alves Sobrinho consistirá em desenvolver e avaliar um simulador de chuvas para operar no canal experimental recentemente instalado no IAS. O canal é destinado à pesquisa de fluxo de água e sedimentos de fundo e em suspensão sobre leito móvel.

O pesquisador Jamil Alexandre Ayach Anache , doutorando pela USP, está realizando doutorado sanduiche na Purdue Universit, EUA. Jamil realiza trabalhos com fluxo de água e erosão dos solos no contexto de potenciais mudanças no uso do solo no Brasil, em especial na região do Bioma Cerrado. Foram observados em experimento localizado em Itirapina-SP as taxas de perda de solo e variáveis do balanço hídrico em parcelas de diferentes coberturas do solo (cerrado nativo, pastagem, cana-de-açúcar e solo exposto). Depois dessa etapa experimental, a ideia é analisar estes dados durante o período sanduíche nos EUA. Além disso, o mesmo pretende avaliar a aplicabilidade de tecnologias de predição da erosão nas condições Brasileiras com o suporte do NSERL-ARS-USDA. Jamil está sob a orientação do Dr. Dennis Flanagan, pesquisador do National Soil Erosion Research Laboratory (NSERL), unidade do Agricultural Research Service (ARS)  que pertence ao United States Department of Agriculture (USDA).

 

Compartilhe:
Veja também